Os mapas históricos, que são fontes primárias de dados, têm sido valorizados por várias áreas de conhecimento e objeto de estudos recorrentes, referentes ao amplo território colonial português na América e aos seus registros cartográficos. Nesse contexto, está a criação do Centro de Referência em Cartografia Histórica (CRCH), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1998, que intensificou ações de pesquisa e desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, além de promover ações de difusão junto à sociedade.
Esses estudos ensejaram uma produção bibliográfica bastante significativa que contribuiu para a ampliação do estado da arte da cartografia histórica, com a publicação de vários livros, materiais didáticos e realização de exposições e ações de mediação ao longo de mais de vinte anos de atuação do CRCH/UFMG.[i]
O levantamento e o tratamento de dados, com vistas ao conhecimento de lugares e os seus nomes próprios registrados em mapas, foram, especialmente, impulsionados, entre 2013 e 2016, com o desenvolvimento do projeto Registros Cartográficos Históricos: Revelando o Patrimônio Toponímico de Minas Gerais do Período Colonial ao Joanino, no CRCH.[ii] Entretanto, a produção bibliográfica do projeto, apesar de expressiva, não esgotou o potencial das informações geográficas e linguísticas, levantadas sobre os topônimos históricos de Minas Gerais, com vistas à consecução dos objetivos da pesquisa.[iii]
Assim, o interesse em se realizar uma releitura dos dados geográficos e linguísticos levantados motivaram a decisão de disponibilizá-los aos interessados na cultura, língua, geografia e história do território mineiro. Decidiu-se, então, pela elaboração de um repositório digital, que foi apresentado em ambiente web, em agosto de 2017, em sua primeira edição. intitulado Toponímia Histórica de Minas Gerais, Registros em Mapas dos Setecentos aos Oitocentos Joanino; realizado sob a coordenação dos pesquisadores Márcia Maria Duarte dos Santos, Maria Cândida Trindade Costa de Seabra e Antônio Gilberto Costa, contando com a participação valiosa dos pesquisadores Maria Dulce de Faria e Amanda Estela Guerra e dos estudantes Arthur Barretto de Almeida Costa, Marianna de Franco Gomes e Rodolfo Emiliano Russo Pereyra, todos oriundos da UFMG.
A ampla aceitação do repositório entre os pesquisadores, os avanços dos estudos sobre a cartografia e toponímia, a necessidade de revisão e atualização das informações geográfica e linguística sobre os topônimos reunidos na primeira edição evidenciaram a necessidade de se organizar esta nova edição que se apresenta.
A nova edição do repositório tem características que a distingue da primeira, entre outras produções do gênero, a saber, acesso amplo à informação reunida sobre os lugares e os seus nomes próprios, a partir das perspectivas diatópica e diacrônica, aos fundamentos da pesquisa realizada para levantá-la e organizá-la, e às imagens das fontes cartográficas estudadas. Entretanto, algumas funcionalidades presentes na primeira edição foram ampliadas e aperfeiçoadas, tal como o sistema de busca, com vistas torná-lo mais amigável aos usuários do repositório.
Os usuários irão contar também com um glossário em que os termos que definem ou que estão presentes nos campos das variáveis geográficas e linguísticas e seus valores, concernentes aos topônimos de Minas Gerais estudados, poderão ser conhecidos. Eles vão encontrar, ainda, na plataforma do site, o acesso a primeira edição do repositório.
Esta segunda edição do repositório conta com o valioso trabalho dos pesquisadores que participaram da primeira edição – um fator positivo para o início dos trabalhos de reedição que se tornou confirmadamente benéfico no seu desenvolvimento e conclusão, nomeadamente, Amanda Estela Guerra, Maria Cândida Trindade Costa de Seabra, Maria Dulce Faria e Marianna de Franco Gomes. A equipe formada pelos pesquisadores citados foi ampliada com a integração de dois novos membros: Leônidas Conceição Barroso e Magali Maria de Araújo Barroso, cujas expertises e vivências de pesquisadores proporcionaram contribuições valiosas ao trabalho multidisciplinar que caracterizou a produção do repositório. A par dos autores citados, esta segunda edição conta ainda com a colaboração do jornalista Adalberto Andrade Mateus que nos auxiliou nos conteúdos de comunicação.
Ao finalizar a apresentação desta segunda edição do repositório Toponímia Histórica de Minas Gerais, em Mapas dos Setecentos aos Oitocentos Joanino, tanto aos estudiosos do vernáculo, da História, da Geografia de Minas Gerais, como aos estudiosos de áreas afins, expressa-se a expectativa de contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o ato de nomeação em Minas Gerais e de seu patrimônio linguístico.
Márcia Maria Duarte dos Santos
Antônio Gilberto Costa
___________________________________________________________________
[i] A propósito da produção bibliográfica referida, observa-se que grande parte dela está registrada no site do CRCH. Disponível em: https://www.ufmg.br/rededemuseus/crch/produtos-crch.htm e https://www.ufmg.br/rededemuseus/crch/semana2015/index.html. Acesso em 30 de maio de 2022.
[ii] O projeto, financiado pelo CNPq (Processo nº 408869/20135), contou com a participação de uma equipe multidisciplinar de pesquisadores – Antônio Gilberto da Costa (Geólogo, Instituto de Geociências- IGC, UFMG), Márcia Maria Duarte dos Santos (Geógrafa, Instituto de Geociências – IGC, UFMG), Maria Cândida Trindade Costa de Seabra (Linguista, Faculdade de Letras, UFMG), Najla Mouchrek (Desing, Doutoranda Virginia Tech., EUA), com a colaboração dos discentes bolsistas – iniciação científica e extensão, Arthur Barreto de Almeida Costa (Graduação Direito, UFMG), Marianna de Franco Gomes (Graduação Letras, UFMG); Rodolfo Emiliano Russo Pereyra e Nayra Aparecida Lino de Freitas (Graduação Geografia, UFMG).
[iii] Em referência a produção bibliográfica relacionada ao projeto citado, remete-se o leitor à relação exposta na primeira edição do repositório sobre a toponímia histórica de Minas Gerais, no link Apresentação/Projeto. Destaca-se que essa edição pode ser acessada neste site – o da segunda edição que se apresenta..